skip to main | skip to sidebar



terça-feira, junho 19



Serviço Nacional de Saúde

Se há coisa que detesto é Hospitais e Centros de Saúde e Afins, mas as vezes lá tem que ser.
Normalmente faço exames de rotina uma vez por ano, ou ano e meio...Então faço os exames normais e fico descansada por mais uns tempos...
Desta vez a coisa está complicada.
Em Dezembro fui a minha consulta de rotina, mostrar os exames que tinha feito.
Onde descobri que tinha um médico de família novo...
Medo... Pensei..
Tinha a minha médica de família desde que saí do pediatra...E são muitos anos...ela conhecia-me bem a mim à minha família, tal como compete a um médico de família...
Mas enfim... Se tenho outro médico... tenho que me habituar.
A primeira consulta não correu bem...
Um médico que não me conhece de lado nenhum, não olha para o meu processo para ver o meu historial clinico...
Vê os meus exames manda repetir umas analises. Até aqui tudo bem...
A coisa começou a ficar pior quando lhe disse que pretendia uma consulta de planeamento para fazer os exames de rotina também...(Mesmo achando eu que isto devia ser uma preocupação dele..)
Resposta imediata do Sr. DR. "Por motivos obvios, eu não faço essas consultas."
Eu ainda estupfacta disse-lhe "Compreendo que não queira fazer, mas veja lá como vamos resolver a situação."
Muito bem resolvida... Cardencial para ir à maternidade à consulta.
Após dois meses de espera, lá fui a consulta..

Enfermeira - Então de que se queixa??

Eu - Eu venho fazer uma consulta de rotina, para fazer os exames de rotina.

Enfermeira - E vem aqui?

Eu - Foi aqui que me mandaram vir...

Enfermeira - Bom, eu vou começar a fazer as perguntas, mas não pode fazer consulta, nem exames aqui porque não tem patologia nenhuma.

EU - ... (Nem consegui responder)

Respondi a um inquerito enorme, onde até a religião me perguntarm...
Terminou a parte da enfermeira, e fui à srª drª...

Dr - Peço-lhe desculpa, mas não pode ser atendida aqui, tem que voltar ao seu Centro de Saúde lá é que têm que lhe fazer a consulta.


Muito bem disposta, lá sai eu da Maternidade de volta ao Centro de Saúde, onde expliquei às senhoras da secretaria o que tinha sucedido..e a resposta foi.. "Tem que vir logo falar com o dr. para ver como ele quer resolver a situação."

Bonito!!

Lá fui eu à tarde para o Centro de Saúde novamente para falar com o sr.dr.
Tive que marcar consulta e ficar a aguardar que fosse chamada.

As consultas começam as 14:30, o sr. dr. nunca chega antes das 15:00 - 15:30, e vai preparar as coisinhas dele para começar as consultas. Ou seja, nunca começa a primeira consulta antes as 15:30 - 15:45.

Após horas de espera lá fui eu atendida...
Resultado...

Discuti com o sr. dr. e tive uma discução feia com a fulana da secretaria que após ser questionada pelo dr. de como se resolveria a situação me responde... "- Porque não vai a um médico particular???" Pensamento momentaneo meu.."- Porque raio faço eu descontos???´Quem paga os ordenados desta gente????"

Obviamente que era uma resposta esperada, porque o marido da tal fulana tem uma clínica...Onde fazem este tipo de consultas...

Discuti com a srª e saí do gabinete... Por acaso na sala de espera estava uam pessoa que eu conhecia e fiquei aconversar com ela...
Quando de repente ouço a fulana a dizer. "- Para irem para as maricadas têm dinheiro...Para uma consulta particular não têm..." Pensamento momentaneo meu.."- Mas de onde é que esta fulana me conhece??? Eu nem aprecio marico... (Só mesmo Percebes)..."
Voltei a entrar no gabinete, onde ela ficou a olhar para mim com ar de que se tivesse um buraquinho escondia-se...Espetei-lhe o dedito indicador no nariz... E despejei a minha raiva toda sobre este assunto...Alto e bom som para que toda a gente nos 3 andares que o centro de saúde tem ouvirem....


Semanas depois lá voltei eu para mostrar as analises que tive que repetir...
A fulana da secretaria, sabia o meu nome e estava simpática comigo como nunca esteve... Até me tratou com um diminutivo... E a tentar fazer conversa que não obteve qualquer resposta...
O sr. Dr. foi o mais simpático que o vi a ser com alguém... Esteve à conversa comigo...E até me disse... "- Desculpe lá a D. xxxx que ela às vezes exagera..."
resposta pronta "- Desculpar?? Sabe melhor que eu que qem lhe paga o ordenado ao fim do mês sou eu e toda a gente que faz descontos? Ela e o sr. dr. estão aqui porque eu e outros como eu existimos... Se não não tinham emprego, não sabe??"

Resposta do sr. dr. "- És mesmo torcida!! Tenho pena do teu Namorado..."

Eu " - Não tenha... Ela sabe que não vale a pena fazer de mim tola... Porque só perde... Não gosto de ser enganada e demonstro isso muito bem...."

2 Comentários:

Victor disse...

Hahahahahahahahahahahahaha.

Habitua-te ao lobbie da medicina neste Paìs.

Faz barulho aí que eu faço aqui, embora eu NUNCA tenha sido vitima de uma situação idêntica.

Eu tenho um bom médico de saude (poupado) um bom centro de saude, uma enfermeira boazona, e uma empregada administrativa que se levanta a voz leva, logo resposta.

Mas continua a tua luta, porque vais vencer.

Xana disse...

PARA VICTOR --> EU bem tento... Sou sempre apelidada de mau feitio ou de torcida ou de refilona...Enfim... Mas confesso que até gosto de uma boa refiladela....